O Supremo Tribunal Federal (STF) está debatendo a questão do trânsito em julgado em processos relacionados à área tributária, considerando-a como tema de repercussão geral.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a existência de repercussão geral do Recurso Extraordinário (RE) 949297, que aborda a questão do limite da coisa julgada em casos tributários, quando um contribuinte possui uma decisão judicial transitada em julgado a seu favor que declara a inexistência de uma relação jurídico-tributária devido à inconstitucionalidade incidental de um tributo, que posteriormente foi declarado constitucional em um controle de constitucionalidade feito pelo STF. A discussão envolve a garantia da coisa julgada, a segurança jurídica e o impacto nas finanças públicas da União, além de questões concorrenciais em diferentes mercados. A União contesta a decisão do TRF-5 que considerou inconstitucional a Lei 7.689/1988 em relação a um contribuinte, argumentando que a coisa julgada em matéria tributária não se aplica aos exercícios posteriores à decisão e que pode ser relativizada diante de novos parâmetros normativos ou de decisões subsequentes do STF.

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS