O Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que é constitucional a limitação de 30% para a compensação de prejuízos fiscais do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

O Supremo Tribunal Federal, ao analisar o Recurso Extraordinário de número 591.340 – tema 117 da repercussão geral, decidiu, no dia 27 de junho de 2019, por maioria de 6 votos a 3, que é constitucional a trava de 30% para compensação de prejuízos fiscais do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da base de cálculo negativa da Contribuição Social do Lucro Líquido (CSLL). A tese vencedora foi a defendida pelo Fisco Federal, afirmando que a limitação do direito de compensação é constitucional. O Ministro Relator considerou a limitação confiscatória, violando princípios constitucionais, mas foi vencido pela maioria dos ministros, liderada por Alexandre de Moraes, que entendeu que a limitação não viola a Constituição, pois se trata de um benefício que pode ser concedido de forma mais ou menos benéfica pelo legislador. Essa decisão é de cumprimento obrigatório em todas as instâncias judiciais do país.

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS