O Ministério da Economia posterga a quitação de Impostos Federais.

O Ministério da Economia emitiu uma nova medida com o intuito de suavizar os impactos provocados pela séria crise desencadeada pela propagação do vírus Covid-19 sobre os empregadores. A Portaria 139, de 3 de abril de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União, concedendo o adiamento do pagamento de certos tributos federais.

Essa ação governamental busca aliviar a situação financeira das empresas em um período tão desafiador. Assim como a Medida Provisória 936/2020, o objetivo desta portaria é possibilitar a manutenção dos postos de trabalho.

Portanto, as seguintes medidas foram estabelecidas:
– As contribuições previdenciárias devidas por empresas e empregadores domésticos, que originalmente seriam pagas em março e abril, devem agora ser quitadas nos prazos de vencimento das contribuições referentes a julho e setembro de 2020, respectivamente;
– O prazo para recolhimento da Contribuição para o PIS e da Contribuição para o COFINS dos meses de março e abril foi prorrogado para julho e setembro, respectivamente.

É provável que outras medidas sejam implementadas pelo governo nos próximos dias.

O escritório Ribeiro & Albuquerque permanece à disposição de seus clientes por meio de seus colaboradores para fornecer esclarecimentos e auxílio na tomada de decisões neste momento, visando garantir a implementação das estratégias necessárias com respaldo jurídico adequado.

Colaboração:
Roberto Fernandes da Silva de Souza
Estagiário de Direito do escritório Ribeiro & Albuquerque Advogados Associados

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS