O Supremo Tribunal Federal começou a sessão virtual para discutir a tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados na revenda.

No dia 5 de junho, teve início o julgamento do Recurso Extraordinário Nº 946.648 em plenário virtual, que debate a legalidade da cobrança do IPI na revenda de produtos importados, considerando a possibilidade de dupla tributação. O ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso, emitiu parecer contrário à incidência do IPI na comercialização de produtos importados que não passaram por atividade industrial, estabelecendo a tese de que não há base constitucional para essa tributação adicional, o que poderia favorecer produtos nacionais em detrimento dos importados. A União e a Fiesp argumentaram que a indústria nacional sofreria prejuízos se o recurso fosse acatado, devido aos custos de produção mais elevados no país. O processo envolve duas importadoras contra a União, e os demais ministros do STF devem se pronunciar sobre o assunto até 15 de junho de 2020. O escritório Ribeiro & Albuquerque está disponível para fornecer esclarecimentos e auxiliar os clientes na tomada de decisões, visando garantir a implementação de estratégias jurídicas sólidas relacionadas a esse tema.

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS