Taxas de PIS-COFINS aplicáveis à compra de diesel.

Em 17 de maio de 2022, o governo emitiu a Medida Provisória nº 1.118, que estabelecia a isenção de PIS e COFINS nas transações envolvendo óleo diesel, modificando a Lei Complementar 192/22. No entanto, o texto original da MP eliminava o art. 9º da mencionada Lei Complementar, levantando questionamentos sobre a possibilidade de aproveitamento de créditos nas etapas subsequentes.

Conforme a legislação, é proibida a apropriação de créditos em operações sujeitas à alíquota zero, sendo imprescindível uma autorização explícita na lei para tal finalidade.

Diante disso, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) entrou com um pedido liminar solicitando a suspensão imediata da MP. Em resposta ao pedido, o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu a liminar determinando que a vedação ao aproveitamento de crédito só teria efeito após 90 dias a partir da publicação da MP.

O entendimento do STF foi de que a restrição ao direito de crédito equivaleria a um aumento de tributo, devendo ser observado o princípio da noventena.

Assim, as empresas que adquiriram combustíveis durante o período de vigência da MP têm direito ao aproveitamento desses créditos.

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS