O Brasil está revisando acordos internacionais a fim de prevenir a bitributação.

Recentes acordos formalizados pelo Brasil com países como Singapura, Suíça e Emirados Árabes Unidos introduzem inovações para alinhar os tratados com o BEPS (Erosão da Base Tributável e Transferência de Lucros). Uma das principais modificações diz respeito ao JCP (Juros Sobre Capital Próprio), que são caracterizados como juros em vez de dividendos, e à cláusula de exclusão de empresas cuja única finalidade seja obter benefícios fiscais (sem propósito negocial).

Contrariando as diretrizes do BEPS, os acordos abordaram os serviços técnicos de acordo com a Convenção Modelo da ONU, em detrimento das disposições da OCDE que os consideram não tributáveis.

Essa adaptação dos tratados provavelmente seguirá uma tendência nos próximos anos, considerando a intenção do Brasil em se tornar membro da OCDE.

Os tratados tributários dos quais o Brasil é parte podem ser acessados por meio do seguinte link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/acordos-internacionais/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao/acordos-para-evitar-a-dupla-tributacao#Suica

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS