O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na revenda de produtos importados é constitucional.

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário 946.648, determinou que a cobrança de IPI na revenda de produtos importados é constitucional. Inicialmente, o relator do caso, o ministro Marco Aurélio, considerou a tributação inconstitucional, argumentando que não havia atividade industrial anterior na revenda de produtos importados. No entanto, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski discordaram desse posicionamento. A divergência de Alexandre de Moraes prevaleceu, justificando que a nova incidência de IPI na comercialização de produtos importados visava equilibrar a concorrência com os produtos nacionais, em conformidade com os princípios da igualdade, livre concorrência e isonomia tributária. Assim, por 6 votos a 4, foi confirmada a constitucionalidade da cobrança de IPI na revenda de produtos importados. O escritório Ribeiro & Albuquerque está disponível para fornecer esclarecimentos e auxiliar os clientes na tomada de decisões, garantindo a implementação de estratégias jurídicas sólidas relacionadas a esse assunto.

SOBRE

A INTAX Inteligência Tributária tem como seu propósito de trabalho, prestar serviços com qualidade, baseado em seus investimentos tecnológicos, na experiência técnica de sua equipe, ao mercado corporativo de todos os portes, segmentos e regimes tributários, sempre orientado as boas práticas tributárias, e sempre voltado ao melhor resultado do seu negócio.

ENCONTRE-NOS